domingo, 10 de janeiro de 2016

Árvore de Natal com Wafer Minueto

Árvore de Natal com Wafer Minueto


       Este trabalho foi desenvolvido pelo Monitor de vendas Fabrício, da Parati S.A. A Loja em que este trabalho foi realizado fica situada na cidade de Criciúma, SC. Este trabalho temático envolve uma arte e  uma técnica em merchandising enorme, tratando-se de um espiral de wafer com uma altura grande. 


       A ilha em si trata-se de uma estrutura composta por duas pilhas de paletes encostadas uma na outra com uma pequena abertura entre elas, gerando um ângulo de aproximadamente uns 45º. Cada pilha de palete tem cindo paletes de altura. Para o toque final da estrutura, Fabrício utilizou mais dois paletes que serviram para fazer a intersecção entre as duas pilhas de paletes. Lembrando que toda a estrutura foi forrada com o plástico forração da Parati. Como material de apoio foram utilizados, martelo, pistola grampeadora, fita crepe, etc., os materiais básicos da merchandising.
       

       Após a estrutura básica estar montada, inicia-se o trabalho com os wafers. O palete da intersecção será onde o trabalho decorativo acontecerá, assim sendo um espiral, o centro do palete deve ser a base geométrica para o começo da torre. Partindo do centro, traça-se uma estrutura com quatro wafers, sendo este o principio básico do espiral. A partir desta definição 


       Para dar tamanho a base, Fabrício expandiu a estrutura básica adicionando mais um wafer ao lado de cada um naquela primeira estrutura e aumentou também mais três wafers para baixo. Assim cada um dos quatro wafers da primeira estrutura agora são oito wafers. Bem, tendo um quadrado montado com quatro quadrados pequenos e cada quadrado pequeno com oito wafers, agora o trabalho é o de dar ângulo de inclinação a torre.


       A cada camada que se adiciona a torre deve-se dar um espaçamento de alguns centímetros, para que assim a forma de movimento espiral se dê a torre. Cabe lembrar também que num trabalho deste as cores são muito importantes. Assim podemos observar que elas são muito bem distintas entre si, o que proporcionará um visual ainda mais impactante ao trabalho.   


       Para reforçar a estrutura, Fabrício utilizou pedaços de papelão para auxiliar na sustentação. Se houver a necessidade, também podemos utilizar fita, o importante é que não apareça, e que a estrutura tenha condições físicas de suportar peso e altura. 


       Após a base já ter uma boa altura deve-se parar a estrutura e começar novamente porém agora com uma amarração menor, ou seja com menos wafers. Isso também reforça a estrutura espiral, dá mais visual de espiral com a redução de tamanho. Assim quando esta segunda estrutura já tiver alcançado uma boa altura, de-se recomeçar novamente, até atingirmos a amarração menor possível.


        Os dois paletes de baixo foram abastecidos com bastante wafer, e é assim que deve ser, ilha com volume chama mais a atenção dos clientes, reforça o poder da venda. Quando não há volume o cliente acaba não sendo atingido pelo impulso da compra.


        Para decorar o topo da árvore, foi utilizado um cone de papelão com uma estrela na ponta e um festão verde enrolado para dar acabamento. Fabrício utilizou também festões coloridos para caracterizar a estrutura como árvore de Natal.
       Agradeço imensamente ao Sr. Fabrício, por ter permitido a veiculação deste trabalho no PDV Passo à Passo. Ressalto que este foi o primeiro trabalho exposto em minhas páginas que não foi realizado em nossa loja.

       À meus leitores forte abraço e até a próxima.

Visitem mais Trabalhos com a temática Natal: Ilha de bombons Nestlé, Ilha Frutas Secas Uniagro, Ilha Caminhão de Espumantes Salton, Boneco de Neve com Isopor, Ilha de Panettones e Cestas de Natal.