Dia à Dia em um supermercado

Aqui postarei dicas de gestão em supermercados, principalmente dicas de 


  • Gestão de Estoque
  • Gestão de Compras
  • Gestão de vendas
E alguns outros tópicos correlacionados.


Gestão de estoque


Gestão de estoque oque é algo muito complexo e muito importante para um bom funcionamento do processo de compra e venda. Se um estoque bem gerenciado e possibilidade de erros ocorrerem são gigantes. Sendo que para supermercados um dos mais terríveis é a ruptura.
O que além de prejudicar o momento da venda ainda tem o poder de mandar o cliente para o seu concorrente. A ruptura é um monstro que deve ser combatido incansavelmente pelos supermercadistas.


Rupturas 


Voltando a Falar sobre rupturas...
Devemos nos atentar a chamada ruptura dos cinquenta metros. Aquela ruptura que acontece dentro de nossa loja, a que não depende de logística externa. Não há falta de mercadorias pelo setor comercial ou por logística interna do CD para as lojas. Claro que está também tem seu enorme peso negativo nas operações de venda. Mas o fato de a mercadoria estar no depósito e não vir para a área de vendas acarreta uma perda imensa. Por este motivo os líderes de loja, chefes de seção, etc, devem ter suas atenções voltadas a esta ininterrupta apresentação dos produtos nas gôndolas. A cada instante em que o produto não esteja a disposição do cliente pode ocorrer a procura e evidentemente a não venda. Assim sendo, ruptura é um monstro faminto e disposto a devorar seu lucro, acabe com ela antes que ela acabe com seu negócio.





Prevenção de Perdas...


Um assunto de muita importância e muito complexo é a Prevenção de Perdas, pois abrange todos os setores da empresa. As perdas ocorrem desde o nível operacional ao mais alto nível hierárquico dentro de uma organização. Sendo um assunto amplo, abordaremos a posição das empresas com relação aos produtos de alto risco (P.A.R).

APP Para Controle de Vencimentos

Expiry Control

Este aplicativo é muito útil para controlarmos vencimentos. Ele nos possibilita cadastrar os produtos(podendo inclusive utilizar a leitura de Cod Bar.), cadastrar sua data de validade e definir para quando queremos que o App nos de o primeiro aviso.


Este aplicativo está disponível na Google Play e pode ser baixado gratuitamente. Desenvolvido Por:alindo23@andreylindo.com


A importância de ouvir o cliente...

       Todo gestor deve focar boa gama de sua atenção à ouvir seus clientes, seja na forma que criar, que puder ou que preferir. O importante é fazê-lo e mostrar ao cliente que o está fazendo. As pessoas gostam de se sentirem importantes gostam de ser ouvidas e atendidas. No varejo, tão importante quanto ter uma loja bem abastecida, com bom mix, bem limpa, com boa estrutura, em fim com todas as necessidades básicas para ser um supermercado de qualidade é ter atendimento. E atendimento não apenas de serviço. Do bom dia da "Operadora", do muito obrigado pela preferência do "Açougueiro", do Algo mais? da "Balconista de Padaria" e até do volte sempre do empacotador, este atendimento não é o diferencial, este é o básico, o mínimo necessário. Trato do atendimento pessoal, da relação direta com cada indivíduo. Claro que muitas pessoas não dão abertura para que a loja tenha esta relação. Mas boa parte dos clientes possibilita esta relação.
       Cabe ao gestor atender seus clientes desta forma, e delegar este atendimento à seus colaboradores. Em análise à sua equipe identificando quais funcionários tem perfil para desempenhar este atendimento e delegar esta função aos mesmos. 
       Uma boa porta de entrada para este atendimento personalizado são os canais de comunicação onde o cliente deixa seu contato. Se o mesmo se dispôs a deixar um contato é porque ele quer ser contatado, ele quer ser ouvido, cabe a gestão ouvi-lo e atendê-lo. No varejo com frequência acontece rupturas, ainda que estas devam ser minimizadas a todo custo e momento, elas acontecem. Quando um cliente vai até a loja e não encontra algo, é certo que o mesmo irá comprar o produto de seu interesse em seu concorrente. 
       Em vias de fato a venda momentânea você perdeu porém se você gestor, tiver criado um canal onde o cliente possa registrar que sua busca não foi atendida e principalmente se este canal possuir informação sobre qual o interesse do cliente e contato. Aí você gestor deve agir. Ligue para o cliente, mande e-mail, chame no Whatsapp, vá na casa dele, se necessário for. Atenda seu pedido ou queixa. E ofereça um atendimento que ele não espera, surpreenda seu cliente. Supere a expectativa dele de quando deixou o pedido, ou sugestão. Mostre que sua loja olha para as pessoas. Você terá ganho o cliente e aquela ruptura que te gerou uma venda a menos, agora te trás um cliente com relação mais próxima à sua gestão. Nisto maiores as possibilidades de negociação, maiores as chances de um marketing positivo, maiores as vendas. 



Regra básica à ser seguida: "Ouça, atenda e supere as expectativas de quem deixa seu dinheiro em sua loja. Crie relação mais próxima com seu verdadeiro patrão, o cliente."



3 comentários:

  1. Boa tarde...Gostei mto do seu blog...
    Mas senti falta de algo pra flv...
    🙈🙈🙈

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, obrigado por visitar o PDV Passo a Passo. Fico Feliz que você tenha gostado e agradeço sua sugestão, em breve postarei algum trabalho criativo em FLV.

      Excluir
  2. ola ideias geniais , poderias fazer pdv de acordo com cada data comemorativa?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica assim posso melhorar a qualidade deste blog.