A arte do Vinho

A arte do Vinho

     "O vinho é uma bebida extremamente complexa e rica em história. Suas características o tornam um produto único e atraente, graças as suas peculiaridades, que abrangem desde sua composição química aos fatores naturais e humanos"






Vitís Viníferas &Vitís Lambruscas

Bôrdo


"A cor intensa e profunda da Bordô faz com que ela cumpra um papel estratégico na cadeia produtiva do suco de uva. Muitas vezes, seu mosto é misturado ao de outras variedades tintas, ajudando a compor uma coloração mais vibrante e atraente. Essa propriedade fez com que ela fosse amplamente difundida em todas as regiões em que se elabora a bebida.
Resistente a doenças, ela também participa do mercado de frutas frescas, embora em menor escala em comparação a outras castas. Como as demais, tem origem nos Estados Unidos, mas antes de chegar ao Brasil fez uma escala em Portugal, país responsável por sua introdução em nossos parreirais."
Fonte:http://www.sucodeuvadobrasil.com.br/variedades



Göethe

Uva Goethe e sua tipicidade:



"A Uva Goethe, também chamada Rogers 1, é um híbrido de uvas européias(87% de Moscato de Hamburgo, Moscato de Alexandria e Schiava Grossa) e americanas (13%) com alta resistência fitossanitária. Foi desenvolvida nos EUA por E. S. Rogers no século XIX e em 1862 já aparecia em catálogos de plantas. Esta uva se adaptou bem às condições climáticas e aos solos locais e foi amplamente difundida entre os colonos. É uma imagem viva nas memórias da comunidade as plantações de uvas Goethe, que se espalhavam por toda a região, o aroma das videiras floridas e mais tarde dos frutos maduros e a grande extensão dos parreirais presentes até mesmo em áreas centrais, que hoje estão plenamente urbanizadas, como a Praça Anita Garibaldi.  A uva Goethe se tornou a uva mais típica, apresentando características específicas que a diferenciam das demais variedades cultivadas na região."

Fonte:http://www.valesdauvagoethe.com.br/historico.php?id=1







Cabernet Sauvignon



A uva Cabernet Sauvignon é uma casta espetacular. De fácil cultivo, a videira se adapta facilmente aos diferentes solos e climas, é conhecida como a rainha das uvas tintas. Apresenta bagos escuros e pequenos, com pele muito grossa e pouca poupa. Tem maturação tardia o que ajuda na concentração de aromas e é resistente à podridão pelo excesso de chuvas.



Fonte:http://www.guiadovinho.com.br/leiamais.php?id=112


Merlot

A Merlot é uma das castas viníferas mais cultivadas no mundo e detêm enorme prestígio. Mas nem sempre foi assim. Durante muito tempo era conhecida apenas como "a outra tinta de Bordeaux"; a Cabernet Sauvignon reinava absoluta. Essa percepção mudou a partir de 1980 quando começaram a surgir os vinhos do Novo Mundo.

Originária da região de Bordeaux, a Merlot é descendente da Cabernet Franc e meia irmã da Carmenère e da Cabernet Sauvignon. Essa extrema semelhança com a Carmenère foi responsável pela confusão entorno dos vinhedos chilenos nos anos 1980. A Merlot é uma uva misteriosa, os primeiros registros oficiais são muito recentes, apenas de 1784 em Bordeaux (Cotes de Libournais). Na Itália (Vêneto) ela é mencionada apenas em 1855 com o nome de "Bordò". Segundo alguns estudiosos, seu nome "Merlot" ou "Merlau" provem de uma pássaro chamado "Merle" que costumava se deliciar com seus doces cachos


Fonte:http://www.guiadovinho.com.br/leiamais.php?id=104

Pinot Noir


A Pinot Noir tem como origem a região de Borgonha, na França. Ganhou fama mundial. É considerada a uva mais complicada de se cultivar e de difícil adaptação. É uma casta muito delicada, muito sensível as mudanças climáticas e pragas. Mas também produz um dos vinhos mais elegantes e delicados do mundo.


Características


Esta casta é muito delicada, como a casca muito final e de pouca pigmentação, o que gera vinhos mais frágeis, claros e como poucos taninos. Para alcançar seus melhores resultados, o ideal é um clima frio.
Os aromas comuns em seus vinhos podem ser: Frutas vermelhas como cereja, framboesa, morango. Notas de especiarias, tostados e animal quando amadurecido em carvalho. Na boca é elegante e saboroso.


Fonte:http://www.simplificandovinho.com.br/2014/05/pinot-noir-suas-caracteristicas-e-dicas.html


Carmenére 


Carménère é uma casta de uva, originalmente da região do Médoc (BordéusFrança), onde era usada para a produção de vinhos tintos intensos e ocasionalmente para mistura de modo semelhante à casta Petit Verdot. Os cachos dessa cepa possuem frutos que variam entre os tamanhos pequeno e médio e cores que tendem ao preto azulado. Na Europa, as videiras desta variedade foram dizimadas por uma praga e substituídas por outras castas mais resistentes. Atualmente, é exclusiva do Chile.
Características

Os vinhos produzidos a partir da cepa Carménère possuem cor vermelha lilás, bastante profunda, aromas de frutas vermelhas, terra umidade e especiarias com notas vegetais que vão se suavizando na medida em que a uva amadurece na própria planta.
Os taninos são mais amigáveis e suaves que os do Cabernet Sauvignon. Notas vegetais tornam-no porém menos elegante que um Merlot. Faz um vinho de corpo médio, fácil de beber e que deve beber-se jovem, quando apresenta sabor persistente que tende ao gosto de framboesa madura e beterraba doce.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Carm%C3%A9n%C3%A8
Pinotage

Pinotage  é uma variedade de uva criada em 1925, por Abraham Izak Perold. Pinotage é a combinação dos nomes: Pinot Noir, e Hermitage. A uva Pinotage nasceu do cruzamento destas duas cepas de origem francesas. Normalmente os vinhos produzidos com esta cepa apresentam notas frutadas, como framboesa e mirtilo, com notas de fumaça e alcaçuz. Desfrute a Pinotage com aperitivos de entrada ou com pratos variados, desde um mignon grelhado a uma massa com molhos a base de tomate.

Fonte: Pesquisas na Internet.

Uva Tannat

Tannat é uma uva tinta da família da Vitis vinifera originária do sul da França. É usualmente utilizada em assemblage com merlot, para suavizar o vinho.
É a grande uva adotada pelo Uruguai, que possui uma extensa área de vinhedos dessa casta.
tannat dá origem a vinhos de muito caráter, bastante corpo e estrutura, muito tanino, com grande intensidade de cor, aromas deliciosos de frutas escuras e chocolate, com ótima concentração. Estes vinhos acompanham muito bem pratos de carnes vermelhas, com molhos fortes.
A uva Tannat é cultivada no Brasil nas regiões da Serra Gaúcha e Campanha Gaúcha.

Curiosidades

A Tannat, após sérios estudos médicos foi confirmada como um uva com excelente quantidade de resveratrol, um polifenol que age como anti oxidante, agindo contra o câncer e como redutor do mal colesterol

Fonte: www.Sobrevinho.com.br/www.wikipédia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica assim posso melhorar a qualidade deste blog.