sexta-feira, 27 de outubro de 2017

A importância de combater as Rupturas no Varejo...

A importância de combater as Rupturas no Varejo...

Um dos maiores vilões do mundo dos negócios no Varejo. A ruptura enfraquece a relação das empresas com seus clientes e acaba com as vendas, levando a lucratividade das empresas para índices muito baixos.
Vivemos momentos em que não podemos perder uma oportunidade se quer de venda, quando permitimos que nossas gôndolas apresentam algum tipo de ruptura perdemos venda, rentabilidade, fidelização e clientes.
Para combater este mal possuímos hoje diversas ferramentas de inteligência corporativa a disposição. Todo sistema de gestão de estoque é capaz de oferecer dados úteis para este combate. Alguns sistemas com maior complexidade com B.I permitem um controle ainda mais complexo e amplo, otimizando a gestão dos estoques e o controle de exposições.
Trazendo agora para nossa realidade...
Gerir os estoques de nossas lojas de varejo parte do princípio de entender a demanda da loja em que atuamos e ter sistemas que possibilitam analises de estoque em tempo real. Sistemas de Mapeamento como o Nexello, auxiliam o SCM à fazer com que o produto esteja no lugar certo no momento certo, fazendo na prática um Just in Time, evitando assim a ruptura por abastecimento via depósito Central. Neste sistema cadastra-se a exposição de determinado item no Nexello, indicando número de frentes, sobreposição, prateleiras, profundidade e fator mínimo de exposição. Baseado nestas informações o Nexello alimentado por um sistema que ofereça informações de estoque e vendas, realiza sugestões de exposição. Analisando histórico de vendas também faz projeções de vendas futuras e já abastece à loja antecipando estoques assim evitando que a ruptura aconteça. Para quem utiliza este sistema o ápice da importância é mantê-lo sempre abastecido com as informações de exposição. Em contato direto com a área comercial e de cadastros, para que todo item incluído seja de maneira imediata cadastrado exposição e expedido à loja tão breve quanto sua recepção no Cd.
Dando sequência ao combate, temos ainda ferramentas como diversos relatórios que auxiliam este combate. Relatórios ABC de estoques, são muito importantes e apresentam-se em diversos formatos, sendo alguns deles: Relatório de saldos zerados; Relatório de Dias sem Saídas; Relatório de Saldo Negativo. Sendo o Relatório de Dias sem saída um dos maiores apoios para combate a Ruptura. Analisando informações deste relatório o gestor do estoque é capaz de identificar possíveis problemas que causam a ruptura na loja. Como exemplo podemos tomar:
Determinado Whisky não é movimentado à 15 dias, este item pode estar com estoque virtual porém sem estoque físico, o que pode ser gerado por diversos fatores, dentre erro de emissão de NF, erro de expedição e conferência, furto, entre outros. Outra possibilidade é que este item esteja sofrendo à ruptura de poucos metros, que é a ruptura que ocorre quando o produto já esta no depósito da loja mas não chegou até a área de vendas, seja por falha na operação ou por outro motivo. Este problema o relatório de dias sem saída também auxilia à combater. Enfim este mesmo relatório ainda pode ser útil inclusive no combate à vencimentos, prevenindo e evitando esta quebra, haja vista que se determinado produto encontra-se com saldo e exposto no PDV, mas não apresenta venda, algo de errado ele tem, esta com preço deslocado da concorrência, não condiz com o mix ideal para o nicho de mercado, posicionamento errado na gôndola, enfim. Serve para alertar que deve-se fazer algo com este item ou o mesmo acabará por vencer se for o caso de item com validade. Sem contar que este mesmo item analisado está onerando o estoque da loja pois é capital parado, ficando muito tempo sem movimentar, já foi paga e o retorno esperado deste item ainda não aconteceu.
Pois bem, este é apenas um apanhado superficial de algumas possibilidade de combate às Rupturas. Em breve escreverei mais a fundo sobre os relatórios citados e o uso do Nexello.
Abraço à meus leitores e até uma próxima postagem...