sexta-feira, 27 de outubro de 2017

A importância de combater as Rupturas no Varejo...

A importância de combater as Rupturas no Varejo...

Um dos maiores vilões do mundo dos negócios no Varejo. A ruptura enfraquece a relação das empresas com seus clientes e acaba com as vendas, levando a lucratividade das empresas para índices muito baixos.
Vivemos momentos em que não podemos perder uma oportunidade se quer de venda, quando permitimos que nossas gôndolas apresentam algum tipo de ruptura perdemos venda, rentabilidade, fidelização e clientes.
Para combater este mal possuímos hoje diversas ferramentas de inteligência corporativa a disposição. Todo sistema de gestão de estoque é capaz de oferecer dados úteis para este combate. Alguns sistemas com maior complexidade com B.I permitem um controle ainda mais complexo e amplo, otimizando a gestão dos estoques e o controle de exposições.
Trazendo agora para nossa realidade...
Gerir os estoques de nossas lojas de varejo parte do princípio de entender a demanda da loja em que atuamos e ter sistemas que possibilitam analises de estoque em tempo real. Sistemas de Mapeamento como o Nexello, auxiliam o SCM à fazer com que o produto esteja no lugar certo no momento certo, fazendo na prática um Just in Time, evitando assim a ruptura por abastecimento via depósito Central. Neste sistema cadastra-se a exposição de determinado item no Nexello, indicando número de frentes, sobreposição, prateleiras, profundidade e fator mínimo de exposição. Baseado nestas informações o Nexello alimentado por um sistema que ofereça informações de estoque e vendas, realiza sugestões de exposição. Analisando histórico de vendas também faz projeções de vendas futuras e já abastece à loja antecipando estoques assim evitando que a ruptura aconteça. Para quem utiliza este sistema o ápice da importância é mantê-lo sempre abastecido com as informações de exposição. Em contato direto com a área comercial e de cadastros, para que todo item incluído seja de maneira imediata cadastrado exposição e expedido à loja tão breve quanto sua recepção no Cd.
Dando sequência ao combate, temos ainda ferramentas como diversos relatórios que auxiliam este combate. Relatórios ABC de estoques, são muito importantes e apresentam-se em diversos formatos, sendo alguns deles: Relatório de saldos zerados; Relatório de Dias sem Saídas; Relatório de Saldo Negativo. Sendo o Relatório de Dias sem saída um dos maiores apoios para combate a Ruptura. Analisando informações deste relatório o gestor do estoque é capaz de identificar possíveis problemas que causam a ruptura na loja. Como exemplo podemos tomar:
Determinado Whisky não é movimentado à 15 dias, este item pode estar com estoque virtual porém sem estoque físico, o que pode ser gerado por diversos fatores, dentre erro de emissão de NF, erro de expedição e conferência, furto, entre outros. Outra possibilidade é que este item esteja sofrendo à ruptura de poucos metros, que é a ruptura que ocorre quando o produto já esta no depósito da loja mas não chegou até a área de vendas, seja por falha na operação ou por outro motivo. Este problema o relatório de dias sem saída também auxilia à combater. Enfim este mesmo relatório ainda pode ser útil inclusive no combate à vencimentos, prevenindo e evitando esta quebra, haja vista que se determinado produto encontra-se com saldo e exposto no PDV, mas não apresenta venda, algo de errado ele tem, esta com preço deslocado da concorrência, não condiz com o mix ideal para o nicho de mercado, posicionamento errado na gôndola, enfim. Serve para alertar que deve-se fazer algo com este item ou o mesmo acabará por vencer se for o caso de item com validade. Sem contar que este mesmo item analisado está onerando o estoque da loja pois é capital parado, ficando muito tempo sem movimentar, já foi paga e o retorno esperado deste item ainda não aconteceu.
Pois bem, este é apenas um apanhado superficial de algumas possibilidade de combate às Rupturas. Em breve escreverei mais a fundo sobre os relatórios citados e o uso do Nexello.
Abraço à meus leitores e até uma próxima postagem...

quinta-feira, 18 de maio de 2017

...Degustações no Varejo...

Nesta postagem vou abordar a importância e as vantagens de ações de degustação para alavancar vendas.

Degustações e seus benefícios para as vendas:

Podemos relacionar diversos benefícios em realizar ações de degustação, sendo alguns deles;

# imagem positiva, clientes se sentiram mais a vontade e em casa, a degustação trás um ar mais descontraído ao ambiente de loja e faz com que os clientes entendam a ação como um mimo dedicado à eles.

#Possibilidade de uma maior venda do produto ou segmento degustado. Sempre que se realiza uma ação de degustação a venda acontece melhor. Se degustamos ou oferecemos de algum modo, uma amostra ou a possibilidade de o cliente conhecer e experimentar o produto a possibilidade de venda é maior porque somos induzidos por nossos sentidos. E geralmente ao experimentarmos e se a abordagem acontecer de maneira eficaz se reduz as possibilidades do shopper de negar a compra.

Contudo é importante ressaltar que a degustação se não patrocinada pela industria irá gerar uma despesa para a loja. Deve-se pesar os custos da ação em contrapartida da estimativa das vendas. Claro que vendas são apostas assim deve-se acreditar, toda venda começa na cabeça do idealizador e desenvolvedor da ação.

Deve-se também atentar-se aos lançamentos corretos das baixas dos itens utilizados para a degustação se esta for despesa da loja. Para evitar rupturas de estoque toda movimentação deve ser lançada com os devidos códigos de origem e de operação para destinar estas despesas às devidas contas.


Um outro ponto a se levantar sobre degustações é o fato de ser muito positiva também em itens novos adicionados ao Mix da loja, lançamentos da industria ou produtos pouco conhecidos pelos shoppers. Estas ações faram o produto ser mais visível e conhecido.

Forte abraço e até uma próxima vez...

quinta-feira, 11 de maio de 2017

...Ilha de Flores Naturais para o Dia das Mães...

       Este trabalho tem por finalidade aquecer as vendas no período do dia das Mães. Trata-se de uma ilha de 1 metro por 2 metros. Nela expomos uma variedades de flores In Natura, pertencentes ao departamento  FLV. Sendo flores ornamentais e cultiváveis atraem os olhares das Shoppers e também de quem procura opções para presentear as mamães.

       Neste trabalho utilizamos para exposição Violetas, Gérberas, Calandívas, Bromélias, Lírios, Azaléias, Zamioculcas, Spaphiliums, Antúrios, Begônia, Amoemas, Ciclames e Crisântemos. Cabe ressaltar que as flores de Crisântemo possuem características específicas para a venda nos finados. Porém a exposição destas flores para esta data também possui aceitação devido a clientes procurarem para homenagem à mães falecidas.

       Para a montagem desta ilha utilizamos um segundo nível com caixas vazias e forração da empresa, essa elevação ressalta as flores expostas no meio da ilha e fazem a exposição ficar mais agressiva e com maior visibilidade.


       Com preços atrativos as vendas de flores acontecem com maior enfase. As possibilidades de oferecer embalagens para presentear como caixas vasos, laços, fitas e celofane, também auxiliam na decisão  de compra.
       Toda ação destinada à melhoria no volume de vendas é válido e merece uma atenção. Datas sazonais como esta, podem ser ótima oportunidade para dar um Up no volume de vendas, sendo esta uma das datas que mais movimentam valores no comércio. Então foco em exposição, em Mix, em precificação e bora vender...

 Abraço à meus leitores e até a próxima postagem.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Pirâmide Laranja Pera


Este trabalho foi desenvolvido pela equipe de FLV da loja em que trabalho. Tratasse de uma pirâmide com Laranja. Os processos para criação desta pirâmide é fácil, basicamente princípios de Geometria.

Iniciasse a base em um local onde possa segurar as laranjas sem permitir que as mesmas rolem e se afastem umas das outras. Nesse caso utilizamos uma mesa de mármore com as laterais elevadas. Para a pirâmide ter simetria as frutas precisam apresentar mesmo calibri. Isso conservará a forma da pirâmide.

O tamanho da pirâmide será definida pela base, que deve ser um quadrado perfeito. A exemplo: se utilizarmos 12 laranjas de frente devemos também utilizar 12 laranjas de lateral. Na segunda camada inicia-se o encaixe, isso vai reduzindo as extremidades aos poucos e  dando formato a pirâmide.

A exposição fica atraente e atrai os olhares dos clientes. Cabe ressaltar que fazendo este tipo de exposição com frutas ou verduras mais suscetíveis as perdas podem acontecer com as unidades expostas na base da pirâmide. Daí a importância de realizar este trabalho com laranjas, pois elas tem uma resistência maior.


Abraços e até a próxima postagem...

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

A importância de ouvir o cliente...

A importância de ouvir o cliente...

       Todo gestor deve focar boa gama de sua atenção à ouvir seus clientes, seja na forma que criar, que puder ou que preferir. O importante é fazê-lo e mostrar ao cliente que o está fazendo. As pessoas gostam de se sentirem importantes gostam de ser ouvidas e atendidas. No varejo, tão importante quanto ter uma loja bem abastecida, com bom mix, bem limpa, com boa estrutura, em fim com todas as necessidades básicas para ser um supermercado de qualidade é ter atendimento. E atendimento não apenas de serviço. Do bom dia da "Operadora", do muito obrigado pela preferência do "Açougueiro", do Algo mais? da "Balconista de Padaria" e até do volte sempre do empacotador, este atendimento não é o diferencial, este é o básico, o mínimo necessário. Trato do atendimento pessoal, da relação direta com cada indivíduo. Claro que muitas pessoas não dão abertura para que a loja tenha esta relação. Mas boa parte dos clientes possibilita esta relação.
       Cabe ao gestor atender seus clientes desta forma, e delegar este atendimento à seus colaboradores. Em análise à sua equipe identificando quais funcionários tem perfil para desempenhar este atendimento e delegar esta função aos mesmos. 
       Uma boa porta de entrada para este atendimento personalizado são os canais de comunicação onde o cliente deixa seu contato. Se o mesmo se dispôs a deixar um contato é porque ele quer ser contatado, ele quer ser ouvido, cabe a gestão ouvi-lo e atendê-lo. No varejo com frequência acontece rupturas, ainda que estas devam ser minimizadas a todo custo e momento, elas acontecem. Quando um cliente vai até a loja e não encontra algo, é certo que o mesmo irá comprar o produto de seu interesse em seu concorrente. 
       Em vias de fato a venda momentânea você perdeu porém se você gestor, tiver criado um canal onde o cliente possa registrar que sua busca não foi atendida e principalmente se este canal possuir informação sobre qual o interesse do cliente e contato. Aí você gestor deve agir. Ligue para o cliente, mande e-mail, chame no Whatsapp, vá na casa dele, se necessário for. Atenda seu pedido ou queixa. E ofereça um atendimento que ele não espera, surpreenda seu cliente. Supere a expectativa dele de quando deixou o pedido, ou sugestão. Mostre que sua loja olha para as pessoas. Você terá ganho o cliente e aquela ruptura que te gerou uma venda a menos, agora te trás um cliente com relação mais próxima à sua gestão. Nisto maiores as possibilidades de negociação, maiores as chances de um marketing positivo, maiores as vendas. 



Regra básica à ser seguida: "Ouça, atenda e supere as expectativas de quem deixa seu dinheiro em sua loja. Crie relação mais próxima com seu verdadeiro patrão, o cliente."



sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

"Ilha de Frutas Secas_Árvore de Natal"

"Ilha de Frutas Secas_Árvore de Natal"


       Esta ilha foi montada com dimensões de 1 por 2 metros. Com foco na venda de frutas secas, utilizamos como decoração uma árvore de Natal fabricada pela equipe da própria loja.
       Os produtos expostos nesta ilha, vão desde flores para a decoração da mesa para a ceia de Natal à toda variedade de frutas secas, sendo elas Nozes, Pistache, Uvas pretas e brancas, Ameixas, Damasco, Coco ralado, Castanha do Pará, Castanha de Caju, Avelã, Amêndoa, Tâmara, Frutas cristalizadas, etc.


       Para a montagem da árvore utilizamos uma lâmina de papelão, daquelas que vem nos paletes de cerveja da Ambev, para a montagem do cone. A base da árvore utilizamos uma caixa onde forramos com papel marrom. O cone forramos com papel camurça verde. Ao redor da árvore fomos enrolando festão verde, com círculos bem próximos uns dos outros conseguimos fazer parecer uma árvore. As decorações foram laços e sinos, decorações básicas de árvores de Natal. O trabalho ficou exposto em uma zona quente da loja, próxima as áreas de Padaria e FLV e ficou em exposição por um período de 15 dias. O resultado desta exposição extra foi muito positivo e conseguimos atingir nosso objetivo.

À meus leitores forte abraço e té a próxima...

Para visualizar outros trabalhos com temas Natalinos clique aqui: Árvore de Natal de Wafer, Ilha Sazonal de Natal, Ilha de Frutas Secas Uniagro,  Boneco de Neve.