Degustações e seus benefícios para as vendas:
Podemos relacionar diversos benefícios em realizar ações de degustação, sendo alguns deles;
# imagem positiva, clientes se sentiram mais a vontade e em casa, a degustação trás um ar mais descontraído ao ambiente de loja e faz com que os clientes entendam a ação como um mimo dedicado à eles.
#Possibilidade de uma maior venda do produto ou segmento degustado. Sempre que se realiza uma ação de degustação a venda acontece melhor. Se degustamos ou oferecemos de algum modo, uma amostra ou a possibilidade de o cliente conhecer e experimentar o produto a possibilidade de venda é maior porque somos induzidos por nossos sentidos. E geralmente ao experimentarmos e se a abordagem acontecer de maneira eficaz se reduz as possibilidades do shopper de negar a compra.
Contudo é importante ressaltar que a degustação se não patrocinada pela industria irá gerar uma despesa para a loja. Deve-se pesar os custos da ação em contrapartida da estimativa das vendas. Claro que vendas são apostas assim deve-se acreditar, toda venda começa na cabeça do idealizador e desenvolvedor da ação.
Deve-se também atentar-se aos lançamentos corretos das baixas dos itens utilizados para a degustação se esta for despesa da loja. Para evitar rupturas de estoque toda movimentação deve ser lançada com os devidos códigos de origem e de operação para destinar estas despesas às devidas contas.
Um outro ponto a se levantar sobre degustações é o fato de ser muito positiva também em itens novos adicionados ao Mix da loja, lançamentos da industria ou produtos pouco conhecidos pelos shoppers. Estas ações faram o produto ser mais visível e conhecido.
Forte abraço e até uma próxima vez...
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